quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Carnaval na escola


Hoje o programa cheirava a festa. O pavilhão desportivo estava engalanado com balões coloridos e muitas serpentinas.
Havia varias estações onde os professores ajudavam os alunos a concretizar algumas habilidades físico motoras: contornavam-se obstáculos com bola, havia cordas para saltar, balões para jogar, corrida de sacos, estafetas com colheres de pau e bolinhas para equilibrar.










A acabar, havia uma caixa de rebuçados para saborear e cadeiras onde se podia descansar do jogo e conversar um pouco. 
Os alunos eram todos: os do primeiro ciclo e os do pré-escolar,





Os alunos eram todos: os do primeiro ciclo e os do pré-escolar.





Lanchamos numa bola gigante onde as palavras de ordem eram conviver e brincar.







Depois do lanche, houve pinturas faciais. A educadora Antónia, de lápis em riste  enfeitou os rostos felizes dos meninos com aranhas, morcegos, borboletas, tigres e tudo o que os meninos sonhavam. 
Um beijinho para ela que de tão longe nos trouxe tantos talentos e brios.







A musica era alegre, de festa todos partilharam do mesmo tom, da mesma vontade, de fazer um dia diferente. A energia era boa. A articular como se deve. Sem protagonismos.








A professora Liliana, como sempre, distribuiu sorrisos e não se esqueceu de nos visitar.  A educadora Lurdes distribuiu chocolates com palhacinhos mesmo a preceito. Obrigada à biblioteca pelo miminho. Muito obrigada ao Sr. José que não se importou com o caos que ficou , restos de uma festa tão bonita, que nos ajudou tanto....



No fim do almoço rumamos à casa do José Pedro para visitar a "mana" pequenina. 
Muito ativa, a rir da voz da mãe era o retrato da tranquilidade. 
Casa bonita, bordada a amor. Com estrelinhas no espelho que o José Pedro ganhou na escola. 
Orgulhoso,  mostrou a todos o seu quarto e os seus brinquedos.






Meninos tão queridos, estes... tão bem comportados e tão felizes. 
Amanha vamos acabar os palhaços para decorar o nosso quarto. E ensaiarmos para fazer boa figura no nosso desfile. 
Beijinhos e até sábado. 


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O Professor Eduardo Sá a falar-nos de Educação



“Porque “a família é mais importante do que a escola e brincar é, pelo menos, tão importante como aprender”, Eduardo Sá fala dos excessos cometidos no ato de educar uma criança e aponta o dedo tanto a pais como a professores. Defende que, depois de um longo dia de trabalho, é obrigatório que a criança brinque (em vez de se lançar aos trabalhos de casa ditos “XXL”). E, antes de um pai exigir boas notas, deve ensinar ao filho valores como honestidade e humildade.”

Mas, uma educação estruturante com aprendizagens significativas e positivas pode fazer a diferença e fazer meninos felizes. Independentemente das suas diferenças individuais porque a pedagogia deve ser diferenciada como consta de todos os Planos de Turma. Mas que os professores guardam na gaveta e na pene para passar a um amigo que já não tem paciência e não acredita.

Eu acredito que temos o poder de fazer a diferença ou que devíamos, pelo menos ter estado mais atentos nas aulas onde, aflitos, esperávamos poder copiar para ter notas que nos enchessem o ego.

Acredito na escola e sei que há bons professores. Todos aqueles que gostam de ensinar e que reparam nos seus alunos. Que valorizam a participação, o esforço, as experiências.

Uma boa escola tem de dar colo, ser menos formal e convidar com gentileza.
Obrigada pela vossa paciência. Este é um tema que nos é muito caro

Beijinhos.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Experiências com água




Pôr os sentidos alerta: sentir o sabor da água, ver os objectos que flutuam e os que não flutuam. Conhecer o peso das coisas, saber as propriedades da água, saber o que é a água potável; conhecer a utilidade da água  e distinguir a água tratada da água poluída. A pensar, a descobrir e a agir.







Açucarámos a água. Provámos.









Salgámos a água. Provámos.
Fizemos cara feia. O Simão não quis provar porque sabia que o sabor é desagradável.






Aprendemos o que é uma solução e um soluto.
A distinguir o doce e o salgado.
A fazer de meninos grandes. A descobrir a causa dos coisas, o valor da água, a importância de a mantermos potável e limpa.
Experiências de estudo do meio. A preparar as matérias da escola,  com os sentidos alerta, com a vontade de investigar, de saber mais.
Os meninos a merecer um aplauso. A Dona Ilda e a Dona Margarida, empenhadas em cooperar como sempre. Atentas, diligentes, fantásticas. Precisas como a máquina fotográfica a disparar com sentido de oportunidade.
A registar o nosso empenho, a nossa vontade de aprender.




Prometemos novas experiências....
Agora, temos as mascarilhas para enfeitar e os padrões para ensaiar.





A piscina para mergulhar. A festa em Tourais com jogos e danças. E mil coisas para fazer.
Beijinhos. Vão-nos acompanhando para ver o nosso trabalho e o nosso prazer nas coisas "simples" que fazemos.