quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Articulação entre o pré-escolar e o primeiro ciclo: fator de continuidade educativa

A aprendizagem é um processo contínuo e continuado do indivíduo ao longo da vida, pelo que a continuidade educativa, condição de um desenvolvimento equilibrado, harmonioso e de qualidade, implica uma articulação sistémica e sistemática entre os diversos subsistemas educativos, condição sina quo non a educação deixará de ter qualidade.


No agrupamento de escolas de Seia há efetivamente articulação entre o Pré-escolar e o primeiro ciclo com reuniões periódicas onde é feita a avaliação das aprendizagens e das atividades. 

No sentido de promover atividades significativas e estabelecer uma ponte de continuidade para conceitos que vão ser trabalhados no próximo ano letivo, convidei o Professor Rui para vir ao jardim de Vila Verde. 

Foi uma aula dinâmica, divertida e motivadora que teve como suporte um mapa de Portugal, o projeto de um itinerário (Vila Verde – Matosinhos) e noções “distantes” como ponto de partida e ponto de chegada. É assim que eu entendo a articulação – potencializadora de experiencias positivas, alargadas e que dão continuidade às nossas orientações curriculares. Correu muito bem e as crianças aprenderam com prazer sem saber que o faziam.











Sem comentários:

Enviar um comentário