quinta-feira, 9 de junho de 2016

Os direitos das crianças e um arco de cores

Os 54 artigos da convenção dos direitos da Criança assentam em 4 pilares fundamentais:
A não discriminação, a opinião e o superior interesse da criança e o desenvolvimento que visa a garantia do acesso a serviços básicos e á igualdade de oportunidades.




Portugal foi um dos primeiros países a assumir o compromisso de respeitar a convenção.
Pese embora algumas assimetrias e desigualdades, Portugal trata bem os miúdos. Nalguns casos até nos excedemos em zelo e privilégios.
Nós, assinalámos a data com um painel onde escrevemos os direitos mais relevantes – o direito a um nome, a uma família, a uma escola, a uma casa e ao amor “somos felizes porque gostamos da nossa família”.






Enchemos o ar com as nossas mãos pintadas de arco iris, aprendemos a ordem decrescente e vestimos a alegria com passarinhos e flores. O fundo está colorido com esta gente miúda que já sabe desenhar o corpo e o rosto, que se representa com confiança e pormenor. Cheios de brio, a reconhecer a diferença e a unicidade.













A pretexto do arco iris aprendemos na wikipedia que é uma ilusão de óptica. Que vemos o que não existe, que o sol tem luz branca e reflecte nos pingos da chuva. A chuva que rega as plantas e enche os rios.
Ficou cheio de cor o nosso painel. Até já conhecemos o anil, a ordem das cores, a ordem do mundo e da natureza. Ficámos orgulhosos com o nosso trabalho de equipa.









Temos pena de estar a chegar ao fim de um ano que enchemos de projetos. Mas, estamos contentes por ver os frutos do verão, as flores do campo e a ideia das férias em família, dos banhos de mar e os castelos de areia que vamos construir nos dias tão grandes que estão a chegar.
Logo voltamos com mais notícias.

Beijinhos e votos de dias felizes e muito quentinhos.


                                


Sem comentários:

Enviar um comentário