quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Zele pela felicidade do seu filho. Previna....


“Nunca tivemos uma geração tão triste, tão depressiva. Precisamos ensinar às nossas crianças a fazerem pausas e contemplar o belo. Essa geração precisa de muito para sentir prazer: viciamos nossos filhos e alunos a receber muitos estímulos para sentir migalhas de prazer. O resultado: são intolerantes e superficiais. O índice de suicídio tem aumentado. A família precisa de se lembrar que o consumo não faz ninguém feliz. Suplico aos pais: os adolescentes precisam ser estimulados a aventurarem-se, a ter contato com a natureza, encantarem-se com astronomia, com os estímulos lentos, estáveis e profundos da natureza que não são rápidos como as redes sociais.”


Mais brincadeira, menos informação


“Criança tem que ter infância. Precisa brincar, e não ficar com uma agenda pré-estabelecida o tempo todo, com aulas variadas. É importante que criem brincadeiras, desenvolvendo a criatividade. Hoje, uma criança de sete anos tem mais informação do que um imperador romano. São informações desacompanhadas de conhecimento. Os pais podem e devem impor limites ao tempo que os filhos passam à frente das telas. Sugiro duas horas por dia. Se não colocares limite, eles vão desenvolver uma emoção viciante, precisando de cada vez mais para sentir cada vez menos: vão deixar de refletir, se interiorizar, brincar e contemplar o belo.
Pais que só criticam e educadores que só constrangem provocam timidez, insegurança, dificuldade em empreender."
Estes excertos foram escritos a partir de uma entrevista dada pelo Dr. Augusto Cury sobre o tema "ansiedade infantil". 

Dr. Augusto Cury tem livros publicados em mais de 70 países. O psiquiatra é autor do best-seller Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século. 

Como educadora e mãe que sou preocupa-me o futuro das nossas crianças. As novas gerações são assediadas com brinquedos muito apetecíveis na tentativa de as ver felizes. 
A dose certa é o equilíbrio:  Não podemos esquecer que as crianças precisam de tempo, de atenção ,amor e disponibilidade. Evitaremos o isolamento, a solidão e a depressão de adolescentes. 
Desliguem o telemóvel e estejam atentos. Educar é talvez a tarefa mais difícil e mais complexa do ser humano.  
Desculpem me este atrevimento. Beijinhos 

Sem comentários:

Enviar um comentário