quarta-feira, 18 de maio de 2016

Há dias felizes


Hoje, os alunos que vão transitar para o primeiro ciclo levaram para a EB,23 de Tourais as mochilas, os lápis de cor e as expectativas para ensaiar outras experiências.









Os outros meninos, os de três e quatro anos aproveitando o transporte para Tourais, estiveram na sala do Professor Rui com os alunos do terceiro ano para uma atividade no âmbito do projecto " Elos de leitura". Para articular uma temática que estamos a trabalhar no Jardim de Infância a propósito do dia do trabalhador "As profissões". Os alunos, um a um, caracterizados a preceito davam dicas aos pequeninos para eles adivinharem. Havia um padeiro, um cozinheiro, um gelateiro, uma ciclista, uma serralheira, um mecânico,  um professor e outros a reinventar os trabalhos que reconhecem bem e que alguns sonham vir a fazer no futuro. Os textos eram rimados, claros e explícitos. Os meninos levaram a sério esta proposta de trabalho, decoraram bem as suas deixas e foram expressivos q.b. . Estão claramente de parabéns. Todos ficaram a ganhar nesta experiência e, percebe-se bem a dinâmica do grupo nesta encenação. Os pequenotes aprenderam muito e bem porque era tudo a brincar sem avaliação à vista.




















Depois do lanche fomos a biblioteca onde a Dona Alzira e a Dona Margarida de sorrisos em riste nos mostraram uma exposição sobre pintura. Havia telas, caixas de pintura, trabalhos de professores e alunos cheios de talento, um pintor de boina preta a lembrar Salvador Dali, figurino  preparado para esta arte que os pequeninos começam a apreciar e da qual retiram tantas aprendizagens e prazeres.









A educadora Lurdes Alcafache chegou quando estávamos já ocupados com uma mesa forrada a papel cenário, cheia de lápis de cor, canetas e espaço para encher com girassois e meninos a brincar.  
Enquanto os meninos terminavam a tarefa, a educadora Lurdes encheu a sala com uma historia de Isabel Minhós (que nos vem visitar no próximo dia dois de Junho) com voz sussurrada cheia de emoção e palavras lindas. Os meninos estavam calmos, cheios de paz e conforto. Ainda vimos uma história da mesma autora em power point que mostrava bem o que vai por dentro do coração das mães e que falava das suas emoções quando se trata do amor que sentem em cada pontinho do seu corpo. No final, cantámos uma canção doce que celebra esse amor tão forte e tão intenso. 
Foi talvez o momento mais tranquilo que vivemos aqui na biblioteca. Obrigada pelo carinho com que fomos recebidos.




Com pena, fomos buscar os meninos de cinco anos à sala da professora Augusta. Eles estavam muito felizes com a experiência e com a simpatia com que foram acolhidos. Orgulhosos, mostravam os seus trabalhos e as prendinhas que receberam. Já se sabia: a experiência foi nova e rica como convém nesta idade. 
À tarde fomos visitar a mana do Simão, recém nascida, roliça e amorosa. A mãe estava orgulhosa, atenta e simpática como sempre. A sala cheirava a desvelos. As roupinhas eram lindas, alegres e bordadas com esmero e cuidado. O Simão preocupava se que os amigos lhe mexessem nas coisas tão bem arrumadas. Os bonecos no canal panda mostravam a ternura e as cores da infância, a segurança da família que os protege.




Prometemos voltar para fazer um piquenique à beira da piscina que o Simão tem no jardim, tão lindo e florido. Talvez na próxima semana  se a água estiver quentinha e nos puderem receber. 
Acabámos o dia no café do Mauro para saborear um perna de pau. Há dias felizes. Assim, cheios e sem pressa de serem vividos. Sinto-me um sortuda por tantos dias felizes e abençoados. 
Fica a sugestão de leitura: visitem os livros da Isabel Minhós porque vale a pena. 
Beijinhos 



Sem comentários:

Enviar um comentário